domingo, 21 de abril de 2013

Mude o astral da sua casa com as plantas!




As flores e plantas que utilizamos para decorar as nossas casas não são apenas adornos. Os benefícios que trazem são indispensáveis e fundamentais para a nossa saúde, para influir no nosso estado de ânimo e, em geral, para manter a qualidade de vida de uma forma simples e natural. 

Mesmo sem dispor de muito espaço é possível ter um ambiente agradável com a presença da plantas. Aqui você encontra algumas ideias criativas e fáceis de executar para deixar a sua casa muito charmosa.

  

As gaiolas servem como um  charmoso suporte para flores. Fica lindo com flores pequenas e pendentes, samambaias também podem ser utilizadas.


     

  


Aqui, canequinhas dão um ar diferente na decoração, podem ser utilizadas em um cantinho da cozinha em que bate um sol, fica ótimo para cultivar ervas e temperos. Seria maravilhoso ter temperinhos fresquinhos e orgânicos sempre à mão não é mesmo?
 










 Para quem tem um pequeno espaço mas gosta de ter muitas flores, essa é uma boa dica, confira como fazer aqui.









 Plantas suculentas são lindas e necessitam pouca manutenção, pra quem não tem muto tempo para cuidar, uma ideia é preparar um cantinho como este. Só precisa pegar sol pelo menos algumas horas por dia.


 





Eis uma alternativa para tem sempre um cantinho florido em casa, dentro de casa pode-se utilizar violetas.Veja mais exemplos.








Para reaproveitar latinhas, é só pintá-las, já dá um toque todo especial!





 Em breve mais dicas!



A simbologia da fonte segundo o feng shui





Por Ana Wendel






Feng Shui é uma técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes. Feng significa vento e Shui significa água. A principal ferramenta do Feng Shui é o baguá (usado para estudar e mapear as Energias dos Ambientes. Tem a forma octogonal, no qual cada lado ou "guá" representa os principais aspectos ou energias de nossa vida). Ele pode ser aplicado na planta da casa toda ou num único ambiente para identificar as oito diferentes áreas da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. Elas serão ativadas com o uso de cores e objetos correspondentes.


A água é o símbolo universal de Prosperidade, Riqueza, Fartura, Saúde e Vida. Uma fonte é sempre bem vinda e não existe nenhuma restrição ao uso da fonte nos ambientes, sem contar que podemos utilizar um pouco de cada elemento na fonte, o elemento água (a própria fonte em si), o elemento madeira (representado pelas plantas naturais ou plásticas, pelo bambú, pela cor verde), o elemento terra (representado por objetos de cerâmica, argila, cores marrom e amarela, forma quadrada), o elemento fogo (representado pelas formas triangulares e cor vermelha), e o elemento metal (representado pelos cristais, cor branca e formas ovais e circulares).



O melhor local para se colocar uma fonte é na Área do Trabalho ou Prosperidade do Baguá.


Área do Trabalho: que se localiza do lado de dentro e de costas para a porta do ambiente.



Área da Prosperidade: do lado superior esquerdo, olhando o ambiente de costas para a porta de entrada (na área do trabalho).

terça-feira, 16 de abril de 2013

Como fazer uma fonte para decorar a sua casa



      As fontes de água são ótimas para trazer tranqüilidade e harmonia para o ambiente doméstico. Porém, muitas fontes de água que vemos em lojas são muito caras e nem sempre traduzem a nossa personalidade.


          Por isso, uma opção é construir a sua própria fonte! Além de fazer uma atividade relaxante, você terá uma fonte personalizada, do seu jeitinho e muito mais em conta do que se você fosse comprar uma pronta. Pode parecer difícil, mas você verá que construir uma fonte de água artesanal  é muito simples e gratificante.




Você vai precisar de:


  • Um recipiente, que pode ser uma bacia de cerâmica, vidro ou outro material que desejares. A bacia deve ser alta o suficiente para cobrir a bomba e ainda um pouco mais.   

  • Uma bomba de aquário, para fazer circular a água. É vendida em casas de produtos para aquários. Quando for comprar, solicite ao vendedor que lhe mostre como desmontá-la para limpar, já que essa limpeza será necessária. Seu preço gira em torno de R$ 30,00.  

  • Mangueirinha de plástico; 

  •  Pedaços de bambu, pedras grandes e pequenas para decorar usem materiais de sua preferência, plantas aquáticas, etc. 

  • Água suficiente para encher a fonte.

        A idéia é esconder a bombinha no fundo do recipiente, em seguida utilizar a mangueirinha pra encaixar onde você quiser que saia a água, depois é só trabalhar na decoração. Você pode dar a sua cara para a fonte colocando elementos que tenham significado pra você. 
           Utilizando plantinhas naturais fica mais bonito, conforme o tamanho do recipiente dá pra colocar peixinhos.













Outras ideias!










 Plantas sugeridas:
                                                 Alface dágua (Pistia statiotes)


                                              Marrequinha (Salvinia sp.)


                                 Assista ao vídeo e inspire-se!